Eleições para Reitoria da UFU acontecerão em setembro

25/05/2016 - 15:15 - Atualizado em 25/05/2016 - 15:15

Reunião foi realizada na última sexta-feira (Foto: Milton Santos)

O primeiro turno da consulta eleitoral à comunidade universitária para escolha do reitor e do vice-reitor da UFU na gestão 2016/2020 está marcado para 13 e 14 de setembro. Caso haja segundo turno, a votação acontecerá em 21 e 22 de setembro.

As datas foram definidas na quarta reunião do Conselho Universitário (Consun) deste ano, ocorrida na última sexta-feira (20/05). As resoluções apresentadas pelo relator, o professor Carlos Henrique de Carvalho, da Faculdade de Educação (Faced/UFU), marcam também o período para inscrições de candidaturas: 13 e 14 de junho.

A consulta eleitoral deve ocorrer de forma semelhante ao processo anterior, inclusive, com votação em cédula impressa. Além das datas, os únicos trechos das resoluções daquele ano alterados pelos conselheiros para o pleito de 2016 referem-se à formação da Comissão de Ética, responsável por fiscalizar a divulgação dos candidatos, receber, apurar e emitir parecer sobre denúncias de procedimentos ilícitos empregados na campanha eleitoral e propor aplicação de penalidades. A novidade neste ano é que essa comissão será formada, de modo paritário, por três técnicos administrativos, três professores e três estudantes, todos indicados pelo Consun.

Participam da consulta eleitoral, com direito a voto não obrigatório, todos os servidores e discentes da UFU. Para coordenar, organizar e supervisionar o processo eleitoral será constituída uma Comissão Especial, também composta por três representantes docentes, três representantes discentes e três representantes técnicos administrativos indicados pelo Consun.

A Comissão Especial deverá encaminhar relatório conclusivo ao Consun em até cinco dias após o término da consulta eleitoral. O Consun, em reunião extraordinária marcada para 11 de outubro, organizará as listas tríplices para escolha e nomeação do reitor e do vice-reitor da UFU na gestão 2016/2020, a serem encaminhadas ao Ministério da Educação (MEC).

Resolução nº 09/2016 do Consun, que regulamenta a Consulta Eleitoral

Resolução nº 10/2016 do Consun, que dispõe sobre a preparação das listas tríplices

Manifestação

Manifestantes protestaram contra racismo (Foto: Diélen Borges)

No início da reunião do Consun houve manifestação de militantes das comunidades negras universitária e externa, entre eles, integrantes do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab/UFU).

Foi entregue ao reitor Elmiro Santos Resende uma carta de demandas relacionadas à garantia dos direitos dos negros na universidade, entre elas, a reserva de vagas em concursos públicos da universidade e nos programas de pós-graduação, a capacitação de vigilantes para evitar abordagens racistas, a melhoria dos programas de assistência estudantil, entre outras reivindicações.

"Olhem para o lado: quantos conselheiros negros e negras nós temos neste recinto?", questionou João Gabriel do Nascimento Nganga, doutorando em História Social do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS/UFU), ao Consun. "Para equilibrar isso, nosso primeiro ponto é a criação de reserva técnica para contratação de docentes negros e negras nos concursos públicos por meio da Lei de Cotas Raciais nos serviço público federal", defendeu.

FONTE: http://www.comunica.ufu.br/noticia/2016/05/eleicoes-para-reitoria-da-ufu-acontecerao-em-setembro