Proex lança edital de programa que visa à formação de profissionais da Educação Básica

28/06/2016 - 14:54 - Atualizado em 28/06/2016 - 14:54

'

A Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (Proex/UFU) vai investir R$ 800 mil em ações de extensão, aperfeiçoamento ou especialização que integrarão o Programa de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica referente à vigência de outubro deste ano a dezembro de 2017. As propostas deverão ser apresentadas por profissionais das Unidades Acadêmicas da UFU, entre 4 e 29 de julho.

As ações aprovadas - que serão desenvolvidas nos campi da UFU de Uberlândia, Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas - receberão somente recursos de custeio, sendo destinadas, no entanto, bolsas de extensão para os alunos de graduação participantes. Cada ação selecionada receberá apoio financeiro de até R$ 60 mil e deverá ser oferecida para, no mínimo, 30 cursistas.

O edital do programa tem como princípio a seleção de ações que visam o fortalecimento de modalidades de educação tais como a Educação de Jovens e Adultos (EJA), a Educação Especial, a Educação no Campo, a Educação a Distância. Entre os diversos itens, também estão relacionados o apoio para a implementação da Gestão Democrática na Educação Básica e para a implementação e consolidação das leis que inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.

Todas as ações selecionadas terão o apoio estrutural e administrativo da Casa da Rede UFU (criada pela Proex, em parceria com a Faculdade de Educação (Faced), com o objetivo de planejar, organizar, gerir e avaliar projetos e programas de forma coletiva e colaborativa).

Outras informações podem ser obtidas na Divisão de Apoio à Educação Básica (Diebs), no bloco P, 1º piso, Campus Santa Mônica ou pelo telefone (34)3239-4845 / 3239-4890.

FONTE: http://www.comunica.ufu.br/noticia/2016/06/proex-lanca-edital-de-programa-que-visa-formacao-de-profissionais-da-educacao-basica

Tópicos: