CINEMUnA exibirá no dia 04 de outubro o filme 'GOYA EM BORDEAUX' (1999)

Evento é gratuito e aberto à comunidade. Número de acentos limitado

O CINEMUnA exibirá no dia 04 de outubro um filme sobre a vida e a obra do artista espanhol Francisco de Goya y Lucientes (1746-1828).

Escrito e dirigido por Carlos Saura, GOYA EM BORDEAUX (1999) destaca passagens importantes na história do pintor, rememoradas por ele nos últimos anos de vida em seu exílio na França. O amor pela Espanha, à esposa Leocadia e à filha Rosario, a paixão pela Duquesa de Alba, a descoberta da pintura através de Velázquez são aspectos tratados por Saura de modo lírico e ao mesmo tempo contundente.

Alguns dos principais quadros e gravuras de Goya ensejam questões políticas, religiosas e sociais da Espanha ligadas ao período da Revolução Francesa e ao início do século XIX. O filme, porém, releva como a obra de Goya ultrapassa os limites da cultura espanhola, constituindo uma criação artística de cunho universal.

GOYA EM BORDEAUX tem a participação do grupo catalão de teatro La Fura dels Baus. Foi indicado a dez Prêmios Goya na Espanha, dos quais venceu em cinco categorias (Ator, Fotografia, Direção de Arte, Figurino e Maquiagem).

Museu Universitário de Arte
terça-feira, 4 Outubro, 2016 - 19:00