Conheça o Instituto de Artes

O Instituto de Artes

O IARTE é uma unidade acadêmica da Universidade Federal de Uberlândia reúne em uma unidade acadêmica setenta e oito professores que trabalham com Dança, Música, Artes Visuais e Teatro. O IARTE oferece cursos de graduação em cada uma destas áreas. A Pós Graduação oferece quatro mestrados: PPG Música; PPG Artes Visuais; PPG Artes Cênicas; Mestrado Profissional em Artes, este último transversal às quatro Áreas.

Os professores atuam na graduação, na pós-graduação e desenvolvem projetos de pesquisa e extensão nos quais agregam a comunidade local e compõem redes nacionais e internacionais de conhecimento em Artes.

As atividades são desenvolvidas em laboratórios específicos que permitem a experiência e a criação em diferentes áreas artísticas. Os resultados destas atividades são socializados em eventos realizados ao longo dos semestres. Os eventos acontecem nas dependências do IARTE (no Campus Santa Mônica da UFU) e também no Museu Universitário de Arte, o MUnA, que faz parte do Instituto, além de abraçar as escolas de ensino fundamental e ocupar outros espaços culturais dentro e fora da cidade de Uberlânida. Como suporte a esta dinâmica criativa e de socialização de conhecimentos em Arte, o IARTE conta com 38 técnicos administrativos e de laboratórios.

Os estudantes desenvolvem atividades complementares aos estudos envolvendo-se em pesquisas, criações artísticas e em diversas ações de extensão. Grande parte dos estudantes do IARTE recebem bolsas. Os estágios obrigatórios dos cursos ampliam o alcance das ações do Instituto ao oferecer à comunidade as práticas de formação de professores e de artistas nas quatro áreas das Artes que constituem o IARTE.

A Diretoria

A administração do Instituto se pauta pela ética, transparência e participação universal nas deliberações e planejamentos que alicerçam os caminhos para qualidade do ensino que se faz pelas ações e reflexões em Artes.

Diretor: Cesar Adriano Traldi

E-mail: diretoria@iarte.ufu.br