Apresentação

Música

História do Curso

A criação do Curso Superior de Música em Uberlândia vem através da fundação do Conservatório Musical de Uberlândia, em 1957. Em 1961 o curso é oficializado com Habilitação em Instrumento (Acordeon, Piano e Violino). Em 1969 o Conservatório é transformado em Faculdade de Artes e passa a integrar a Universidade de Uberlândia, federalizando-se em 1978. 
 

Apresentação

Atualmente o Curso oferece 50 vagas anuais, nas modalidades de Bacharelado e Licenciatura: canto, flauta doce, flauta transversal, percussão, piano, saxofone, trompete, trombone, violão, violino, viola (de arco) e violoncelo. 

A partir de 2015 o curso de Música passou a oferecer o Mestrado em Música. Também são desenvolvidas atividades de extensão com grupos como a Orquestra Popular do Cerrado, Grupo de Flauta Doce da UFU, Camerata de Violões, Grupo de Percussão da UFU, montagens de Ópera, concertos variados e na educação musical, através de cursos para professores e projetos com a comunidade.

Sobre o curso

Os princípios que norteiam a formação são: Articulação entre teoria e prática (prática como referência e teoria e reflexão como possibilidade de expansão e aprimoramento); Contextualização e a criticidade do conhecimento (o conhecimento musical é socialmente construído e historicamente situado); Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; Flexibilização Curricular (autonomia do aluno na sua formação); Interdisciplinaridade (superação da fragmentação curricular); Rigor no trato teórico-prático, histórico e metodológico no processo de elaboração e socialização dos conhecimentos; Ética como orientadora das ações educativas; Ênfase na Performance/criação/apreciação musicais (Formar musicalmente a partir da própria prática musical); e, Avaliação como prática de re-significação na forma de organização do trabalho docente e de aperfeiçoamento do projeto pedagógico do curso.

 

Habilitação em instrumento

Flauta Doce, Flauta, Transversal, Percussão, Piano, Saxofone, Trombone, Trompete, Viola, Violão, Violino, Violoncelo

 

Habilitação em canto
 

Duração

Bacharelado: 4 anos

Licenciatura: 4 anos e meio

 

Tempo de Integralização

Mínimo: 3 anos Bacharelado e Licenciatura.

Máximo: 6 anos Bacharelado e 7 anos Licenciatura

 

Sistema Acadêmico

Semestral e de turno integral

 

A Profissão

O Curso visa promover o aprendizado avançado de música formando profissionais habilitados para: atuarem como intérpretes solistas e em grupos musicais; realizar pesquisa em música; utilizar tecnologias musicais; atuarem como professores na rede pública e privada; atuarem em projetos sociais e culturais; e, realização e produção de eventos culturais e musicais.

 

Tipo: Graduação

Email: coorden@demac.ufu.br

Telefone: 34 3239-4214

Coordenadora: Prof. Dr. Celso Luiz de Araújo Cintra

 

Video Institucional Música

Conheça Música

Denominação do Curso: Curso de Graduação em Música

Modalidades Oferecidas: Bacharelado e Licenciatura

Ano de Início de funcionamento do Curso: 1957

Perfis de formação específica:

  • Canto
  • Flauta Doce
  • Flauta Transversal
  • Música Popular
  • Percussão
  • Piano
  • Saxofone
  • Trombone
  • Trompete
  • Viola
  • Violão
  • Violino
  • Violoncelo

Titulações conferidas: 

  • Bacharel em Música
  • Licenciado em Música

Comunicados e Notícias

Atividade quer gerar o fortalecimento da batida das baterias e promover integração
Editais de Monitoria e de Aluno Especial (Disciplina Isolada) 2015/1 do Curso de Música.
Alunos irão executar parte da literatura do trombone para orquestra e música de câmara.
Disciplinas: GMU005 - Técnica Vocal 1 e GMU075 - Prática Intrumental 7 - Canto

Eventos da Música

A apresentação é uma parceria entre os projetos "Música no MAS", coordenado pelo Prof. Dr. Flávio Carvalho e "Violões da UFU"
Nesta segunda, dia 20 de junho, a OPC se apresenta na Sala Camargo Guarniere no Bloco 3M do Campus Santa Mônica, à partir das 20h.
Acontece no próximo dia 31 de Maio, às 18 horas, na Sala Camargo Guarnieri do Bloco 3M, mais uma edição do projeto intermezzo Musical, do curso de Música do Instituto de Artes da UFU.
Evento acontece gratuitamente em Uberlândia
Evento será realizado na sala Camargo Guarnieri