PPGAC - Mestrado em Artes Cênicas

                                                                        logo ppgac

A criação do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) - Curso de Mestrado Acadêmico (Stricto Sensu), do IARTE/UFU, foi aprovado pela Capes em Abril de 2015.

 

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ARTES CÊNICAS
Descrição: O Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade de Uberlândia possui uma única Área de Concentração, intitulada Artes Cênicas. Esta ampla área pode ser observada como campo de fricções em que as fronteiras entre Teatro, Dança, Performance e Artes Circenses estão definidas, mas também se interpenetram.  Este campo norteador procura articular questões práticas e teóricas em ações que se completam e interagem ao valorizar e reler a tradição e a contemporaneidade. Para isso, procura agregar os mais diversos profissionais que operam o fenômeno cênico a partir do importante pressuposto da formação continuada, incorporando também os fazeres e experiências cênicas advindos da formação artística e profissional, problematizando métodos e conteúdos. A partir desta Área de Concentração, desdobram-se duas Linhas de Pesquisa: i) Estudos em Artes Cênicas: poéticas e linguagens da cena; e ii) Estudos em Artes Cênicas: conhecimentos e Interfaces.

 

 

 

LINHA DE PESQUISA: ESTUDOS EM ARTES CÊNICAS - POÉTICAS E LINGUAGENS DA CENA
Descrição: A linha Artes Cênicas: poéticas e linguagens da cena reúne e agrega investigações voltadas aos processos poético-técnico-criativos nas Artes Cênicas. Assim, envolve a construção de linguagens que se configuram em espetáculos, dramaturgias, intervenções, ações performáticas, experimentos. Como também, os estudos de procedimentos teórico-práticos da formação do professor e do artista da cena. Estas investigações permeiam matrizes tradicionais e suas transformações no tempo e no espaço, bem como a pesquisa de procedimentos de ruptura com modelos estéticos estabelecidos orientados pela contemporaneidade.
     
Permanentes Temas Para Orientação Endereço Currículo Lattes
Ana Elvira Wuo Comicidade e Criação http://lattes.cnpq.br/0861896066422077
Fernando Manoel Aleixo       Processos de criação em artes cênicas; técnicas e poéticas do corpo-voz. http://lattes.cnpq.br/1741102508969302
José Eduardo De Paula Cena Contemporânea: teatralidade e performatividade; Processos experimentais de preparação e criação do ator/performer; Formação do Artista Teatral: treinamento e jogo http://lattes.cnpq.br/3627117545793761
Juliana Soares Bom Tempo Interfaces entre Artes e Filosofias; corporeidade; produção de subjetividade; processo de criação; intervenções urbanas; cidade; performance arte. http://lattes.cnpq.br/2239538709638520
Mara Lucia Leal        Cena Contemporânea: autobiografia e memória; performance e teatro contemporâneo: poéticas e pedagogias. http://lattes.cnpq.br/9710632359254853
Maria do Socorro Calixto Marques Espaço e corpo como elementos de composição dramatúrgica - texto dramático e texto cênico. Estudo de  culturas e memórias pelo viés do corpo/espaço.          http://lattes.cnpq.br/7920060266348913
Mário Ferreira Piragibe          Teatro de Animação (poética e pedagogia); Tecnologias e visualidades da cena (cenografia, figurino, caracterização, sonoplastia, vídeo); Dramaturgias contemporâneas. http://lattes.cnpq.br/6825902106907746
Narciso Laranjeira Telles da Silva Processos de criação e formação em Artes Cênicas; Atuação e Improvisação: práticas e pedagogias. http://lattes.cnpq.br/7159513683604358
Colaborador(a)    
Fátima Antunes Silva  Processos de criação teatral: encenação, atuação e poéticas da cena. Teatro moderno, contemporâneo e na América Latina. Trabalho de corpo do ator e yoga.    http://lattes.cnpq.br/0999369082756690
 
 
LINHA DE PESQUISA: ESTUDOS EM ARTES CÊNICAS - CONHECIMENTOS E INTERFACES DA CENA
Descrição: A linha de Pesquisa Estudos em Artes Cênicas: conhecimentos e interfaces agrega pesquisadores que transitam e verticalizam questões reflexivo-criativas que historicizam desde as re-leituras da tradição às problematizações das artes cênicas na contemporaneidade. Assim, articula pesquisas que mobilizam os mais diversos objetos, sujeitos e suportes, isto é, estudos da cena a partir dos processamentos dos artistas, práticas em espaços de ensino-aprendizagem, seus vestígios textuais, sonoros e imagéticos, dentre outros, produzidos no amplo campo da cultura, vinculando relações entre indivíduo e seu contexto.

 

Permanentes Temas Para Orientação Endereço Currículo Lattes
Daniella de Aguiar Intermidialidade nas Artes Cênicas; Dança e outras artes; Artes Cênicas, Cognição Distribuída e Criatividade; Crítica e Teorias da Dança; Artes Cênicas e Novas Mídias Digitais. http://lattes.cnpq.br/3089944755374031
Daniele Pimenta Aspectos históricos, estéticos e processuais ligados ao Circo e ao Teatro Popular em suas diversas manifestações. http://lattes.cnpq.br/8680041834212692
Luiz Humberto M Arantes Dramaturgia e cena teatral; memórias e histórias no/do teatro e da cultura. http://lattes.cnpq.br/5284957324688177
Paulina Maria Caon Corporalidades, Peformatividades e Teatralidades: olhares e ações para a educação e para a cena contemporânea. http://lattes.cnpq.br/4440863322840233
Renata Bittencourt Meira Processos de criação e formação do/no corpo cênico; culturas populares e Artes Cênicas. http://lattes.cnpq.br/7920012076289535
Vilma Campos Leite Formação do artista cênico e do professor de Teatro; Máscara, Commedia dell'Arte, máscaras latinas e brasileiras; Narrativa e memória no contexto da aprendizagem em teatro e da criação cênica. http://lattes.cnpq.br/1413593325398183
Colaborador(a)    
Alexandre José Molina

Dança em mediações educacionais; Corpo e performance; Currículo e formação em dança na

universidade; Gestão pública e políticas culturais.

http://lattes.cnpq.br/8400058869882123
Ana Maria Pacheco Carneiro Teatro de rua e comicidade: poéticas e pedagogias; a imagem nos processos de criação, pesquisa e ensino das Artes Cênicas. http://lattes.cnpq.br/2871760285264620