Residência Artística "práticas para caminhar no escuro"

O projeto Bólide-Livro e o PARALELA 2019 convidam as pessoas interessadas a realizarem suas inscrições até do dia 15 de setembro de 2019

""

O projeto Bólide-Livro e o PARALELA 2019 convidam as pessoas interessadas a enviarem suas inscrições para a Residência Artística "práticas para caminhar no escuro":

Uma residência-encontro para escurecer o conhecido, amarelar outras luminescências na escuridão e avermelhar a pulsão do desejo por outros mundos. Destinada a artistas, estudantes e curiosas de qualquer área, esta residência-encontro constrói coletivamente práticas performativas entre corpo, memória e papel. Neste ambiente transdisciplinar, mediado pelo artista do corpo Leonardo França (BA) e pela artista visual Lia Cunha(BA), cada pessoa experimentará construir suas constelações de corpos para compor sua própria ideia de publicação impressa, a partir de técnicas gráficas e experimentos corporais com uma máquina de xerox.

Sobre os Artistas

Leonardo França é um artista do corpo que faz do estilhaçamento um modo de operar na sua produção estético-política. Produz colaborativamente com vários artistas da dança, cinema, música, artes visuais e teatro. Graduado em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), atualmente desenvolve uma pesquisa de mestrado nessa mesma instituição.  Desde 2010, integra a equipe de artistas-curadores da Dimenti produções culturais. Em sua atuação estilhaçada assume diferentes posições como diretor, dançarino, ator e performer. Suas criações ganham múltiplas configurações como espetáculos, instalações, livro-objeto, músicas e curtas-metragem. Em 2016, teve dois trabalhos indicados como melhores espetáculos de dança do Rio de Janeiro pelo Jornal O Globo: Ouriço que tem a sua direção e Looping: Bahia Overdub em co-direção com Felipe Assis e Rita Aquino. Suas pesquisas artísticas já foram financiadas pelo prêmio Rumos Dança 2012/2013, pelo prêmio Klauss Vianna FUNARTE e indicada ao prêmio Bravo em 2016 concorrendo na categoria melhor espetáculo de dança com Looping: Bahia Overdub. Em sua trajetória já realizou residências artísticas na Escócia, Alemanha e Portugal.

Lia Cunha é bacharel em Artes Plásticas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e atua como ilustradora, diretora de arte, designer, editora e performer. Vive e trabalha em Salvador, onde desenvolve projetos colaborativos e investiga o livro de artista em suas possibilidades transdisciplinares através da Duna, estúdio criativo, atelier e editora. Em 2014 integra a equipe da Tiragem: laboratório de livros (EBA - UFBA) como membro do conselho editorial, onde passa a atuar, em 2019, como diretora de arte da Revista Miolo. Desde 2019 colabora como ilustradora nas edições de domingo do jornal Correio da Bahia.

Inscrições

A inscrição e a participação na Residência são gratuitas, mas as vagas são limitadas a 10 participantes, então faça logo a sua inscrição, disponíveis até o dia 15 de setembro de 2019. Para se inscrever, basta preencher o formulário disponível em https://forms.gle/YxdBc5EEhdQPs2y1A

A Residência acontecerá de 14 a 18 de outubro, das 9h as 13h, nas dependências do MUnA - Museu Universitário de Arte da UFU, totalizando 20 horas de atividades.

O resultado com a indicação das 10 pessoas selecionadas será divulgado até o dia 4 de outubro. Dúvidas sobre a Residência podem ser enviadas para o e-mail mostra.paralela@gmail.com

O projeto Bólide-Livro e o PARALELA 2019 são incentivados pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Uberlândia - PMIC, da Secretaria Municipal de Cultura, Prefeitura de Uberlândia.

Alexandre Molina
segunda-feira, 14 Outubro, 2019 - 09:00 até sexta-feira, 18 Outubro, 2019 - 13:00