ࡱ > U W R S T U 4 bjbjnn A aa+ : : 8 | L, 0 l ! ! ! + + + + + + + $ |- 20 + ! @ ! ! ! + , % % % ! + % ! + % % : 3( , ` @ ( @ w. z# _( + , 0 L, w( . 0 \$ H 0 ( ( J 0 ( ! ! % ! ! ! ! ! + + % ! ! ! L, ! ! ! ! 0 ! ! ! ! ! ! ! ! ! : L : INSTITUTO DE ARTES/IARTE COLEGIADO DO CURSO DE MSICA PLANO DE ENSINO IDENTIFICAO COMPONENTE CURRICULAR: Piano IUNIDADE OFERTANTE: IARTE/CURSO DE MSICACDIGO: IARTE 31216PERODO/SRIE: 2 PerodoTURMA: Helaine; VivianCARGA HORRIANATUREZATERICA: 15PRTICA: 15TOTAL: 30hs OBRIGATRIA: (x) Licenciatura OPTATIVA: ( )PROFESSOR(A): Flvia Pereira BotelhoANO/SEMESTRE: 2021 (2020/1) OBSERVAES: EMENTA Escolha e estudo terico-prtico de obras da literatura ocidental para piano, adequao do repertrio escolhido s capacidades do aluno; abordagem dos aspectos analtico-musicais,tcnico- interpretativos e didticos do repertrio; vivncia da performance em pblico e dos diversos contextos e questes a ela relacionados. JUSTIFICATIVA Os contedos da disciplina Piano 1 tendem construir o domnio progressivo dos fundamentos tericos e prticos da tcnica instrumental e interpretao musical ao piano, dando ao aluno condies de exercer o seu exerccio profissional em conservatrios, escolas de msica, na rede pblica e privada e em outros espaos que demandam professores de msica, tais como empresas e projetos sociais e culturais. OBJETIVO Objetivo Geral: - Escolher e estudar a partir de uma abordagem terico-prtica, obras variadas dos diversos perodos da literatura pianstica ocidental, estabelecendo relaes com a performance em pblico e a prtica pedaggica, despertando no aluno a conscincia de suas capacidades de perceber, raciocinar, fazer anlises associativas dos conhecimentos adquiridos e de avaliar tanto a si prprio quanto a um outro. Objetivos Especficos: - Adequar o repertrio escolhido s capacidades tcnico-musicais do aluno; - Abordar os aspectos estilsticos, analtico-musicais e tcnico-interpretativos das obras selecionadas, estabelecendo relaes com a performance em pblico e a prtica pedaggica; - Vivenciar a performance em pblico em diferentes contextos e espaos. - Abordar os aspectos didticos das obras selecionadas; - Conhecer e vivenciar os processos necessrios aquisio das habilidades para a execuo do repertrio pianstico selecionado. PROGRAMA - Escolha de um repertrio adequado ao aluno, com, no mnimo, trs obras de diferentes perodos da literatura pianstica erudita ocidental; - Leitura da partitura de cada obra escolhida; - Pesquisa bibliogrfica sobre o estilo e o compositor de cada obra a ser estudada e correlao entre as informaes pesquisadas e as caractersticas musicais dessas obras; - Anlise formal, fraseolgica e harmnica de cada obra a ser estudada; - Abordagem dos aspectos tcnico-interpretativos do repertrio selecionado; -Abordagem dos aspectos didticos do repertrio; - Associaes entre a execuo do repertrio e a prtica pedaggica; - Vivncia da performance pblica do repertrio estudado em diferentes espaos e contextos. O repertrio de livre escolha e poder se diferenciar dentre os alunos quanto ao nvel de dificuldade e complexidade que apresentam. Sero levados em considerao a experincia prvia do aluno e suas potencialidades na escolha do repertrio. METODOLOGIA As aulas sero remotas, sendo a disciplina de contedo prtico. O repertrio selecionado para cada aluno ser abordado, do ponto de vista tcnico e musical, estilstico e interpretativo nas aulas, de forma prtica, tendo como base conceitos tericos, visando a construo do conhecimento musical e da performance a partir da reflexo e prtica. Diversos aspectos da interpretao piansitica sero abordados nas obras de forma simultnea. Podero ser utilizados nas aulas recursos como pesquisa bibliogrfica, vdeos, gravaes em cd, leitura e discusso de textos, nos quais sero abordados todos os aspectos que envolvem a execuo e interpretao piansticas, j citados neste item. Leitura e memorizao sero abordadas de forma especial. Justificativa para ensino remoto: o contedo prtico da disciplina Piano 1 pode ser contemplado nas aulas remotas, por meio de aulas sncronas (videoconferncias). Aluno e professor utilizaro cada um seu instrumento (piano) durante as aulas sncronas, nas quais ocorrer a orientao tcnico-interpretativa do repertrio por meio de exemplos, experimentaes e discusses, de forma prtica. Sero utilizados tambm nas aulas sncronas vdeos gravados previamente pelos alunos para as aulas, os quais sero discutidos, analisados e serviro como base para a prtica dos alunos, posteriormente. A prtica do aluno aps as aulas ocorrer da mesma forma que no ensino presencial: a partir da orientao do professor nas aulas, de forma clara, sempre propondo a gravao de vdeos para a prxima aula. Importante ressaltar que essa adaptao ao ensino remoto se torna vivel, por se tratar de apenas 1 aluno por turma. Mesmo com os desafios relacionados questo da qualidade sonora das plataformas e das qualidades mecnica e sonora dos instrumentos dos alunos, a experincia foi satisfatria durante as AARE, com disciplinas terico/prticas relacionadas performance, o que nos leva a entender que essa experincia possa se estender, nesse caso especfico, s aulas individuais de piano, nesse primeiro semestre de 2021, dada a situao de continuao da pandemia e necessidade de aulas de instrumento dos alunos. Carga Horria: 15 horas/aula sncronas. As aulas sncronas compreendero a carga horria prtica (15hs, 1 aula por semana). O professor abordar questes tcnico-interpretativas com o aluno ao piano, na execuo do repertrio escolhido. Esses encontros semanais tero horrio definido, a combinar com o aluno e ocorrero por meio da plataforma Teams. Para isso o aluno realizar cadastro por meio do e-mail @ufu, disponvel na pgina da UFU a a partir do link a seguir: : HYPERLINK "https://www.wiki.ufu.br/index.php/Acesso_ao_Office_Education_365:_Estudante_e_Professor" https://www.wiki.ufu.br/index.php/Acesso_ao_Office_Education_365:_Estudante_e_Professor. Para acesso ao Office 365 para Educao acesse o link ( HYPERLINK "https://www.microsoft.com/pt-br/education/products/office/default.aspx" \l "fbid=NXm1CgyfFxO" \t "_blank" https://www.microsoft.com/pt-br/education/products/office/default.aspx#fbid=NXm1CgyfFxO). O professor cadastrar a disciplina na Plataforma Teams e informar o link da disciplina ao aluno por meio do e-mail. Havendo dificuldades com essa plataforma, podero ser utilizadas sa plataformas Zoom ou Google Meet para as aulas sncronas. Da mesma forma, o professor criar o link para a sala virtual e encaminhar ao aluno pelo e-mail. Na aula sncrona o aluno ou professor utilizaro cada um seu instrumento (piano) nas discusses das orientaes. O aluno ser orientado para seus estudos e dever produzir vdeos todas as semanas para serem discutidos nas aulas seguintes. Materiais: para as aulas sncronas e assncronas sero disponibilizados materiais de leitura (textos, captulos de livros, artigos de peridicos digitalizados e disponveis de forma on-line) e de apreciao (partituras, gravaes e vdeos tambm disponveis on-line ou digitalizados). Todo o material ser disponibilizado na plataforma Teams, na disciplina em questo. Havendo dificuldades, poder ser criado um drive, o qual ser disponibilizado o acesso pelo e-mail. AVALIAO Sero realizadas duas avaliaes por semestre, sendo uma intermediria (bimestral) e outra semestral, com a seguinte distribuio dos pontos: - Prova intermediria ( ): apresentao, em vdeo), da leitura de todo o repertrio do semestre (critrios: leitura rtmica, leitura meldica e andamento dentro da margem) - 40 pontos. - Prova Final ( ): 50 pontos Gravao de vdeo com o repertrio a ser encaminhado para a banca via link no Youtube. - Professor - Pontualidade, participao nas aulas e projetos remotos (projeto Preldio), interesse: 10 pontos. 8. BIBLIOGRAFIA Bibliografia bsica GERBER, Daniela Tsi. A memorizao musical atravs dos guias de execuo: um estudo de estratgias deliberadas. Tese (Doutorado). 2012. 330 p. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012. Disponvel em: < HYPERLINK "https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/55626/000858285.pdf?sequence=1&isAllowed=y" https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/55626/000858285.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 01/10/2020. FREITAS, Stefanie Grace Azevedo de. Modelagem como estratgias de recursos expressivos na performance pianstica: trs estudos de caso. Tese (Doutorado) . 2013. 119 p.Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012. Disponvel em: < HYPERLINK "https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/71790/000879783.pdf?sequence=1&isAllowed=y" https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/71790/000879783.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 01/10/2020. SAMPAIO, Marcelo Almeida. As estratgias pedaggicas para a leitura primeira vista ao piano. Tese (Doutorado). 2017. 220 p. Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Msica, 2017. Disponvel em:< HYPERLINK "https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/AAGS-AQQHE2" https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/AAGS-AQQHE2>. Acesso em: 01/10/2020. Bibliografia complementar GLASER, Scheila Regina. Luz sobre ns do caminho: uma experincia para Reflexo. IN: Anais do 5 Encontro Internacional sobre Pedagogia do Piano. Florianpolis, 2019. p. 25-34. LOURENO, Sofia. As escolas de piano europeias: tendncias nacionais da interpretao pianstica no sculo XX. Tese. Porto: Universidade Catlica Editora, 2012. Disponvel em: < encurtador.com.br/chqA7>. Acesso em: 19 jul. 2020. MARUN, Nahim. A tcnica para piano de Johannes Brahms. Origens, os 51 exerccios e as relaes com a obra pianstica do compositor. Tese. Campinas: UNICAMP, Instituto de Artes, 2007. Disponvel em: < HYPERLINK "http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000418545" http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000418545>. Acesso em: 19 jul. 2020. MEJA, Mario Gmez. Estratgias para o controle da ansiedade na performance musical. 2016. Dissertao (Mestrado). 133 p. Universidade Federal da Pariba, Centro de Comunicao, Turismo e Artes, 2016. Disponvel em: < HYPERLINK "https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/tede/8668/2/Arquivototal.pdf" https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/tede/8668/2/Arquivototal.pdf>. Acesso: 01/10/2020. RICHERME, Cludio. Legato natural e legato artificial na execuo pianstica. In: Per Musi, n. 5/6, 2002. Belo Horizonte, UFMG. p. 163-166. Disponvel em: < HYPERLINK "http://musica.ufmg.br/permusi/permusi/port/numeros/05_06/num5_6_cap_14.pdf" http://musica.ufmg.br/permusi/permusi/port/numeros/05_06/num5_6_cap_14.pdf>. Acesso em: 01/10/2020. As partituras das obras piansticas que sero utilizadas na disciplina constam do acervo do Setor de Multimeios da Biblioteca do Campus Santa Mnica da Universidade Federal de Uberlndia. 9. APROVAO Aprovado em reunio do Colegiado realizada em: / / Coordenao do Curso de Graduao em: ____________________________ Profa. Dra. Flvia Pereira Botelho SERVIO PBLICO FEDERAL MINISTRIO DA EDUCAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLNDIA PAGE 3 de 4 Universidade Federal de Uberlndia Avenida Joo Naves de vila, no 2121, Bairro Santa Mnica 38408-144 Uberlndia MG 7 9 : ; @ H I J K M O P ^ _ ` a b ҿҙҬugYK7 &hjH h 5@ CJ EH \^J aJ hjH h'? 5CJ ^J aJ hjH hS 5CJ ^J aJ hjH h 5CJ ^J aJ !hjH hM