Curso de Teatro

Apresentação

O Curso de Teatro da UFU está em sintonia com os principais objetivos da instituição, refletidos no item III do Projeto Institucional de Formação e Desenvolvimento do Profissional da Educação, descrito a seguir:

* Compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando e atuando com a diversidade humana.

* Questionar a realidade formulando problemas e tratando de resolvê- los, utilizando, para isso, o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verifi cando sua adequação.

* Compreender de forma ampla e consistente o processo educativo, considerando as características das diferentes realidades e níveis de especialidades em que se processam.

* Articular o ensino, a pesquisa e a extensão, buscando a produção de conhecimento e a solução de desafi os e de problemas da prática pedagógica.

* Lutar pela valorização do profissional da educação

* Lutar pela valorização da Arte e da Cultura, em especial, o Teatro.

 

História

Em 1994 foi criada a Habilitação em Artes Cênicas do Curso Educação Artística. Este curso, criado em 1972, oferecia, até então, duas habilitações, Artes Plásticas e Música. Artes Cênicas, portanto, constituiu a terceira habilitação em Educação Artística da Universidade Federal de Uberlândia, em consonância com a Lei n o 5.692/71. 

Em 2000 foi feito o Ajuste Curricular para atender à Reformulação da Prática de Ensino, de acordo com a nova lei de diretrizes e bases da educação nacional, que estabelece no art. 65 que “a formação docente, exceto para a educação superior, incluirá prática de ensino de, no mínimo, trezentas horas”. Nesta ocasião foi instituído como obrigatório o Trabalho de Conclusão de Curso, aproximando as atividades de ensino e pesquisa.

O curso foi reconhecido pela portaria n. 4.327 de 22 de dezembro de 2004. No primeiro semestre de 2005 foi encaminhado e aprovado o Processo de Desmembramento do Curso de Educação Artística. Este processo desmembrou “o Curso de Educação Artística (Licenciatura Plena) e suas Habilitações (Artes Cênicas, Artes Plásticas e Música) e Educação Artística: Habilitação em Artes Plásticas (Bacharelado), respectivamente, em licenciaturas específicas, a saber, em Teatro, Artes Visuais e Música, e Bacharelado em Artes Visuais”. Dos três cursos resultantes do desmembramento da Educação Artística, apenas o Curso de Teatro não oferecia, ainda, a modalidade Bacharelado.

O Curso de Teatro foi criado tendo três professores da área específica e professores de áreas afins em seu quadro docente, nenhum dos quais permanece no corpo docente atual. Entre 1996 e 2002 o curso funcionou com apenas um professor efetivo na ativa, o outro docente efetivo se afastou para doutoramento. No primeiro semestre de 2002 mais quatro professores efetivos assumiram as atividades no Curso de Artes Cênicas e, no início de 2003, foi efetivada mais uma docente. Em junho de 2005 foi realizado concurso para a subárea de Pedagogia Teatral; Atualmente o curso conta, com quinze professores efetivos.

 

Objetivos Gerais

Formar profissionais de teatro que exerçam atividades próprias da criação artística, da educação e da cultura em geral em órgãos públicos, em instituições da sociedade civil organizada, ou ainda, em instituições privadas, participando do desenvolvimento da sociedade brasileira;

Formar atores de teatro que atuem em manifestações cênicas de maneira criativa, responsável e ética e que tenham subsídios para produzir seus espetáculos, procurando uma maior inserção e intervenção no mercado de trabalho;

Valorizar a formação pedagógica geral e específica do professor de teatro, por meio de uma equilibrada relação entre fundamentação teórica e experiência prática, que leve em conta primordialmente o caráter pedagógico implícito ao próprio teatro;

Preparar pesquisadores para carreira docente com capacidade de relacionar a prática com a teoria, a arte com a educação.

Áreas de Atuação:   

O graduado em Teatro estará apto para atuar em manifestações de dança, teatrais, cinematográficas e televisivas. Outra frente de atuação é o trabalho na área do ensino em que o profissional poderá propor projetos de oficinas e cursos, podendo coordenar diferentes modalidades do ensino das artes cênicas, da iniciação ao aperfeiçoamento, para crianças e adultos.

Ainda, com o crescimento dos setores da cultura e do entretenimento, o profissional poderá trabalhar em ações artísticas de grupos e de instituições públicas e privadas, em ações educativas, em trabalhos publicitários, participar de editais públicos com projetos de produção e de circulação de espetáculos, integrar grupos e coletivos teatrais, participar de festivais de arte, atuar em projetos de gestão e produção cultural. No campo da formação e da pesquisa acadêmica o profissional estará apto, também, a ingressar em programas de pós-graduação.

 

Tipo: Graduação

Email: teatro@iarte.ufu.br

Telefone: 34 3239-4413

Coordenadora: Profa. Dra. Rosimeire Gonçalves dos Santos

 

 

Video Institucional Teatro

Conheça Teatro

  • Denominação do Curso: Curso de Graduação em Teatro
  • Modalidades Oferecidas: Bacharelado e Licenciatura
  • Habilitação Oferecida: Interpretação
  • Titulações Conferidas:    Licenciado em Teatro e/ou Bacharel em Teatro
  • Ano de Início de Criação do Curso:    Licenciatura (1994) Bacharelado (2006, com aprovação deste projeto)
  • Ato de Reconhecimento do Curso    Portaria n° 4.327' de 22 de dezembro de 2004 (Licenciatura)
  • Regime acadêmico:    Semestral
  • Turno de Oferta:    Integral
  • Número de vagas oferecidas:    25 vagas, uma entrada por ano, a partir da aprovação pelos Conselhos Superiores.
  • Ingresso anual:    Processo Seletivo de acordo com as normas vigentes da UFU, sem certificação ou prova de habilidade Específica
  • Duração do Curso: 
    • Licenciatura: duração média: 4 anos; duração mínima: 3 anos; duração máxima: 6 anos 
    • Bacharelado: duração média: 4 anos; duração mínima: 2,5 anos; duração máxima: 6 anos
    • Licenciatura e Bacharelado: duração média: 5 anos; duração mínima: 4 anos; duração máxima: 7,5 anos

Comunicados e Notícias

Inscrições de 19 a 26 de Setembro de 2016
Jornal de Crítica Teatral do Curso de Teatro n. 2
Jornal de Crítica Teatral do Curso de Teatro n. 1
As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de junho de 2016, das 09h00 às 11h30 e das 14h00 às 16h30,
Programação é organizada pelo curso de Teatro do IARTE

Eventos do Teatro

Fora de Série - Sala Encenação Bloco 3M
COMUFU
Divulgação do evento do mês de Fevereiro
As inscrições acontecerão no Sábado, dia 03 de Setembro, das 09h às 11:30