Curso de Graduação em Teatro

O Curso de Teatro da UFU alinha-se aos principais objetivos da instituição, expressos no item III do Projeto Institucional de Formação e Desenvolvimento do Profissional da Educação, que são:

  • Reconhecer a cidadania como participação social e política, incluindo o exercício de direitos e deveres de solidariedade, cooperação e rejeição às injustiças, respeitando e atuando com a diversidade humana.

  • Questionar a realidade, formulando problemas e buscando resolvê-los por meio do pensamento lógico, criatividade, intuição e análise crítica, selecionando os procedimentos adequados.

  • Compreender abrangente e consistentemente o processo educativo, levando em consideração as características das diferentes realidades e níveis de especialização em que ocorrem.

  • Integrar o ensino, a pesquisa e a extensão, visando à produção de conhecimento e à resolução de desafios e problemas da prática pedagógica.

  • Defender a valorização dos profissionais da educação.

  • Defender a valorização da Arte e da Cultura, em particular do Teatro.

 

HISTÓRIA

O curso de Teatro da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) começa sua história em 1972, quando só havia habilitações em Artes Plásticas e Música dentro do curso de Educação Artística. Em 1994, foi criada a Habilitação em Artes Cênicas, tornando-se a terceira opção no curso de Educação Artística da UFU. Com a promulgação da Lei 9394/96, que instituiu o ensino de Arte, o curso passou por reformas e, em 2005, foi desmembrado, dando origem ao Curso de Teatro, com Licenciatura e Bacharelado em Teatro, com habilitação em Interpretação. Desde então, o curso vem passando por aprimoramentos e expansão, buscando formar professores e artistas para atuarem na sociedade. Atualmente, conta com um corpo docente de 17 professores efetivos, incluindo especialistas em pedagogias do Teatro.

 

OBJETIVOS GERAIS

Formar profissionais de teatro que exerçam atividades próprias da criação artística, da educação e da cultura em geral em órgãos públicos, em instituições da sociedade civil organizada ou, ainda, em instituições privadas, participando do desenvolvimento da sociedade brasileira.

Formar atores de teatro que atuem em manifestações cênicas de maneira criativa, responsável e ética, e que tenham subsídios para produzir seus espetáculos, buscando uma maior inserção e intervenção no mercado de trabalho.

Valorizar a formação pedagógica geral e específica do professor de teatro, por meio de uma equilibrada relação entre fundamentação teórica e experiência prática, que leve em consideração, primordialmente, o caráter pedagógico implícito ao próprio teatro.

Preparar pesquisadores para a carreira docente com capacidade de relacionar a prática com a teoria, a arte com a educação.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

O graduado em Teatro estará capacitado para atuar de forma ativa em diversas manifestações artísticas, como dança, teatro, cinema e televisão. Além disso, poderá exercer um papel no campo do ensino, coordenando projetos de oficinas e cursos para todas as faixas etárias nas artes cênicas. Com o crescimento dos setores da cultura e entretenimento, o profissional terá amplas possibilidades de atuação, envolvendo-se em ações artísticas de grupos e instituições públicas e privadas, projetos publicitários, editais públicos de produção e circulação de espetáculos, além de participar de festivais de arte e atuar em gestão e produção cultural. Adicionalmente, estará preparado para a pesquisa acadêmica e poderá ingressar em programas de pós-graduação para contribuir com o avanço do conhecimento na área.

 

Tipo: Graduação

E-mail: teatro@iarte.ufu.br

Telefone: 34 3239-4413

Coordenadora: Profa. Dra. Ana Elvira Wuo.

 

Para mais informações sobre a Coordenação do Curso e a Secretaria, acesse a página http://www.iarte.ufu.br/teatro/coodenador-de-curso

Video Institucional Teatro

Conheça Teatro

  • Denominação do Curso: Curso de Graduação em Teatro
  • Modalidades Oferecidas: Bacharelado e Licenciatura
  • Habilitação Oferecida: Interpretação
  • Titulações Conferidas:    Licenciado em Teatro e/ou Bacharel em Teatro
  • Ano de Início de Criação do Curso:    Licenciatura (1994) Bacharelado (2006, com aprovação deste projeto)
  • Ato de Reconhecimento do Curso    Portaria n° 4.327' de 22 de dezembro de 2004 (Licenciatura)
  • Regime acadêmico:    Semestral
  • Turno de Oferta:    Integral
  • Número de vagas oferecidas:    25 vagas, uma entrada por ano, a partir da aprovação pelos Conselhos Superiores.
  • Ingresso anual:    Processo Seletivo de acordo com as normas vigentes da UFU, sem certificação ou prova de habilidade Específica
  • Duração do Curso: 
    • Licenciatura: duração média: 4 anos; duração mínima: 3 anos; duração máxima: 6 anos 
    • Bacharelado: duração média: 4 anos; duração mínima: 2,5 anos; duração máxima: 6 anos
    • Licenciatura e Bacharelado: duração média: 5 anos; duração mínima: 4 anos; duração máxima: 7,5 anos

Comunicados e Notícias

Inscrições de 19 a 26 de Setembro de 2016
Jornal de Crítica Teatral do Curso de Teatro n. 2
Jornal de Crítica Teatral do Curso de Teatro n. 1
As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de junho de 2016, das 09h00 às 11h30 e das 14h00 às 16h30,
Programação é organizada pelo curso de Teatro do IARTE

Eventos do Teatro

XX CONEXÃO TEATRAL - DE 21 a 26 de MARÇO DE 2022
Paulo Freire: As Artes e a Boniteza
Projeto de formação continuada para professores da rede de educação básica de Uberlândia
Início 05 de agosto de 2021
A Rádio Olimpo fará uma transmissão especial entre os dias 3 e 9 de junho de 2021.