Atividades Complementares

Instruções aos Alunos

Os alunos precisam totalizar 200 horas de atividades complementares para então apresentarem o relatório à Coordenação do Curso.

 

Orientações Gerais (importante):

1. Evite um relatório muito extenso. Dê preferência para as atividades de maior pontuação.

2. Preencha todos os campos do modelo de Relatório. Não se esqueça de colocar os códigos das atividades. Deixe em branco somente a penúltima coluna do Relatório para o Coordenador preencher. Todas as demais colunas são de preenchimento obrigatório.

3. Anexe cópias dos certificados e/ou declarações das atividades na ordem em que foram relacionadas no relatório.

4. O sétimo (ou seja, o penúltimo período), é o período ideal para a entrega das atividades complementares.

5. Para o aluno que cursar as duas modalidades (bacharelado e licenciatura), será necessário entregar apenas um relatório totalizando 200 horas.

6. A Secretaria/Coordenação/Colegiado NÃO FAZ análise prévia do relatório ou de documentos. Compete ao aluno ler todas as instruções constantes desta página e interpretá-las, para só então elaborar seu relatório.

7. O relatório elaborado de forma diversa das orientações desta página serão indeferidos. Portanto, tenha o máximo de atenção ao preenchê-lo.

 

Lembre-se: Quem faz de qualquer jeito, faz duas vezes.

 

Orientações para o preenchimento correto de cada coluna do relatório.

O modelo de relatório está anexo ao final desta página. Baixe-o e preencha-o, tendo como base a tabela que virá em seguida, conforme instruções abaixo:

 

Na coluna “Grupo”, preencha o nome do grupo, conforme já fornecido pela tabela.
Exemplo: EVENTOS
 
Na coluna “Código”, preencha somente o código, conforme já fornecido pela tabela.
Exemplo: GAV200
 
Na coluna “Nome/Descrição” preencha a atividade realizada (nome do evento, nome da palestra, etc.).
Exemplo: SEMANA DA HISTÓRIA 2015
 
Na coluna “Tipo”, ESCOLHA SOMENTE O TIPO ADEQUADO. NÃO ESCREVA TUDO O QUE CONSTA NA TABELA.
Exemplo: Se na tabela constar o TIPO: “Científico-Culturais: Congressos, Simpósios, Colóquios, Encontros e Conferências”, mas o seu evento se tratar de um congresso, preencha apenas “CONGRESSO”.
 
Na coluna “Categoria”, preencha em qual condição você participou.
Exemplos: PRODUTOR; ORGANIZADOR; PARTICIPANTE OUVINTE; EXPOSITOR; ETC.
 
Na coluna “Ano”, preencha o ano de realização da atividade.
Exemplo: 2019
 
A coluna “Período”, é referente ao semestre. Preencha “1” caso a atividade tenha sido realizada no primeiro semestre ou “2” caso a atividade tenha sido realizada no segundo semestre.
Exemplo: 1

 

ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO SEU RELATÓRIO À COORDENAÇÃO:

O seu relatório de atividades complementares e os comprovantes (certificados) devem ser enviados por e-mail para coart.ufu@gmail.com. Este e-mail deve ser enviado nos seguintes moldes:

1. O corpo do texto deverá ter vocativo, mensagem e identificação. Exemplo:

 

Prezado(a) Coordenador(a)

Segue anexo o meu relatório de atividades complementares.

Atenciosamente,

Fulano de tal (nome completo)
Matrícula 11711ATVXXX

 

2. O anexo deve conter o relatório e os comprovantes, em um ÚNICO ARQUIVO PDF, da seguinte forma:

A(s) primeira(s) página(s) do arquivo deve(m) conter a tabela (O modelo da tabela a ser preenchida pelo estudante está anexo ao final desta página em word). As demais páginas devem conter os comprovantes, NA MESMA ORDEM em que foram relacionados na tabela.

 

ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES

De acordo com a RESOLUÇÃO Nº 15/2016, DO CONSELHO DE GRADUAÇÃO, Art.14, “Atividades Acadêmicas Complementares são aquelas de natureza social, cultural, artística, científica e tecnológica que possibilitem a complementação da formação profissional do graduando, tanto no âmbito do conhecimento de diferentes áreas do saber, quanto no âmbito de sua preparação ética, estética e humanística.”.

No Curso de Graduação em Artes Visuais essas atividades comporão 200h para as modalidades: Bacharelado e Licenciatura e serão escolhidas pelos graduandos levando-se em conta as atividades definidas pelo Colegiado do Curso (que constam nas tabelas que virão em seguida).

Os critérios de pontuação entendem as "horas-atividades" como limite máximo aceito para cada atividade realizada, independentemente do tempo real despendido para sua execução. Serão validadas somente as atividades realizadas desde o momento de ingresso até a conclusão do curso. Para isso, será exigido a comprovação documental para cada atividade realizada ficando a critério do Colegiado sua validação.

Do ponto de vista operacional, entende-se que cabe ao estudante a tarefa de administrar a sua realização de horas para fins do cumprimento das exigências e totalização dos créditos necessários para sua graduação, devendo o mesmo procurar o órgão competente para a validação dos comprovantes.

 

Grupo Código Tipo Categoria  Pontos
(CH)
Eventos GAV200 Científico-Culturais: Congressos, Simpósios, Colóquios, Encontros e Conferências Organizador 80
Membro de Comissão Organizadora 50
Monitor de Campo em Eventos 40
Membro de Mesa-Redonda, Debatedor 50
Comunicação 45
Expositor de Painel 25
Participante Ouvinte 10
GAV201 Científicos, Artísticos e Culturais: Festivais, Exposições, Apresentações, Encontros, Mostras, Feiras e Saraus Exposição Individual de Arte 80
Exposição Coletiva de Arte 40
Prêmio Aquisição 50
Menção Honrosa 30
Organizador ou Produtor, Coordenador ou Curador 80
Membro de Comissão Organizadora 50
Membro de Mesa-Redonda, Debatedor, Apresentador 50
Membro de Equipe Técnica 40
Monitor de Campo em Eventos 40
Comunicação 45
Expositor de Painel 25
Participante, espectador ou visitante 10
GAV202 Político-Culturais Organizador 80
Membro de Comissão Organizadora 50
Monitor de Campo em Eventos 40
Membro de Mesa-Redonda, Debatedor 50
Comunicação 45
Expositor de Painel 25
Participante Ouvinte 10
Publicações GAV203 Documentários: filmes e vídeos Produtor, Diretor artístico, Roteirista 80
Membro de Equipe Técnica 40
Obra individual 50
Obra Coletiva 30
Obra Premiada 40
GAV204 Livros Científicos, Artísticos e Culturais Autor 80
Co-autor 50
Organizador ou tradutor 50
Autor de capítulo ou artigo 40
Co-autor de capítulo ou artigo 30
GAV204 Publicações: Edições especiais Autor ou Co-autor 80
Obra premiada 40
GAV205 Periódicos Especializados: revistas, cientificas, artísticas, culturais Membro do Corpo Editorial ou Consultivos 60
Autor ou co-autor de artigo 35
Colunista ou cartunista 30
Autor ou Co-autor de resenha 25
Autor ou co-autor de comunicação 20
GAV206 Anais de Eventos (impressos ou em CD-Rom). Parecerista 60
Autor ou Co-autor de trabalho completo 50
Autor ou Co-autor de resumo 30
Autor ou Co-autor de Painel 20
GAV207 Folhetins, quadrinhos Produtor ou Diretor 50
Membro do Corpo Editorial 40
Colunista ou Cartunista 35
Colaborador Eventual 20
Equipe Técnica 20
Educação e Ensino GAV208 Superior Monitor (por semestre letivo) 40
GAV209 Médio e Fundamental Professor efetivo ou contratado 40
Professor substituto eventual 20
GAV210 Mini-Cursos e Oficinas/ateliês  Ministrante 30
Monitor 20
Participante 10
GAV211 Palestras Ministrante 15
Participante 5
GAV212 Desenvolvimento e Produção de Equipamentos de laboratórios e kits didáticos Coordenador 30
Participante executor 20
GAV213 Páginas institucionais na internet (Portal, Site, Blog) Criador  30
Operador de manutenção 20
GAV214 Trabalho de Campo, visitas ou viagens orientadas Coordenador 30
Monitor 20
Participante 10
GAV215 Estágios não Obrigatórios Orientador  40
Orientando (pibid) 20
GAV216 Intercâmbio  Participante Acadêmico  50
Participante Cultural 30
GAV217 Pesquisa Participante em grupo cadastrado  15
GAV220 Pesquisa Iniciação Cientifica 40
Participação Política
Social Cultural
GAV221  Entidades de Representação Estudantil Representante 30
Membro participante 15
GAV222 Entidades empreendedoras: empresa Junior, etc. Organizador 40
Participante 20

 

Esta pontuação abaixo ficará a critério do colegiado:

Grupo Código Tipo e Categoria Pontos
(CH)

Preenchimento

Livre

GAV218 Participação em Projetos de Extensão *
GAV219 Participação em Projetos Institucionais *

Eventos Artes Visuais

CINE DANÇA 27-04-2019
A mostra que trará obras do fotográfo Geraldo Vieira, com curadoria dos artistas Larissa Ribeiro Cunha e Marco Pasqualini de Andrade
Evento acontece dia 03 de Junho às 19 horas