Projeto "Tensões do Visível" (PIAC 2019)

19 a 23 de agosto de 2019
""

[Sobre o projeto]

Tensões do visível
oficina e palestras com o artista Rubens Mano

Por meio do Edital PIAC 2019, docentes dos cursos de Artes Visuais, Arquitetura e Design se uniram para trazer o artista Rubens Mano para a Universidade Federal de Uberlândia no mês de agosto para ministrar uma oficina voltada aos estudantes e interessados em geral, bem como realizar palestras públicas no Museu Universitário de Artes - MUnA e no Campus Pontal.

Sobre o projeto
Nas últimas décadas, a produção artística interessada em atuar nos espaços de domínio público tem alimentado uma reflexão quanto a trabalhos que se projetam sobre o ambiente das cidades e se aproximam dos fluxos, sistemas e narrativas que constituem determinado lugar. Essa produção passou a ressignificar o papel do artista, e a natureza de suas ações, por meio de experiências que ampliam a noção do fazer artístico e são atravessadas pela condução de distintos saberes: tanto formais quanto informais.
Como habitantes e usuários de grandes cidades, estamos mais ou menos familiarizados com os mecanismos de alteração da paisagem urbana. Porém, diante das velocidades alcançadas no interior das mesmas, esses regimes parecem cada vez mais afastados de nosso dia-a-dia, indicando-nos quão distantes estamos, ou pensamos estar, de uma ação mais direta sobre seus espaços.

Sobre a oficina
Por meio da análise de ações que atuam na correspondência existente entre a construção do espaço social urbano e a maneira como enxergamos e ativamos tal ambiente, abordaremos a contraposição existente entre a vigente presentificação do "espaço construído" e as possíveis projeções de um processo de "constituição de espaços".
Dois são os questionamentos que orientam as extensões e os conteúdos da oficina:
  • como entendemos e exploramos nossa relação com o ambiente urbano?
  • quais as implicações e os conteúdos expressos com a inserção da arte na dinâmica das cidades nos dias de hoje?
Lista de espera: 5 vagas

Lançamento inscrições: 10 jun
Deadline inscrição: 23 jun
Periodo de seleção: 24 jun a 5 jul
Divulgação selecionados: 8 jul

Sobre o artista
Rubens Mano (São Paulo) estudou arquitetura na FAU-Santos. É mestre em Poéticas Visuais pela ECA-USP (2003), e realiza projeto artístico junto ao programa de Doutorado do Colégio das Artes, Universidade de Coimbra. Atua em diferentes linguagens, com especial interesse na fotografia, instalação, e ação urbana. Seu processo de trabalho procura incidir sobre as relações existentes entre a construção de espaços e a maneira como apreendemos o ambiente ao redor. Principais individuais: versão palavra, Espaço Mira (2019), contrato social, Galeria Millan, São Paulo (2015); futuro do pretérito, Museu Nacional de Brasília (2010); contemplação suspensa, Pinacoteca do Estado de São Paulo (2008). Já participou de diversas coletivas, com destaque para as bienais de Coimbra (2017), Cuenca (2011), São Paulo (2008 e 2002), e Sydney (2004), além dos projetos de intervenção urbana inSite (México/USA, 2005) e Arte-Cidade (São Paulo, 1994).

Palestra "Extensões visíveis de um processo artístico"
Auditório do Museu Universitário de Arte (MUnA) - 19 de Agosto, às 19h
Auditório 3, UFU Campus Pontal - 22 de Agosto, as 14h

Oficina "Sobre a inscrição da arte no interior do espaço social"
Campus Sta. Mônica - Bloco 1I - Lab. de Escultura - 19 a 23 de Agosto

Comissão organizadora
Profa. Tatiana S. Ferraz, Prof. Adriano Canas, Prof. Juscelino Machado, Prof. Luis Carlos de Laurentiz, Luiza Dalvi, Magno Schreder e Suzana Rocha.

[Logomarcas]
Ufu + Proex + Dicul