Conheça o Museu

                                      

 

Histórico

O Museu Universitário de Arte-MUnA foi criado em 1996 como órgão interno do então Departamento de Artes Plásticas (DEART) da extinta Faculdade de Artes, Filosofia, e Ciências Sociais (FAFCS), tendo iniciado efetivamente suas atividades em dezembro de 1998 com a inauguração de sua primeira exposição que apresentava trabalhos de professores do referido departamento. Em 2014 o museu tornou-se órgão complementar do Instituto de Artes (IARTE) por meio da Resolução 16/2014 do Conselho Universitário (CONSUN), instrumento que regulamenta a organização e funcionamento do referido instituto, esse por sua vez criado em 2010 a partir do desmembramento da FAFCS.

O MUnA tem sua origem na Galeria de Arte da UFU criada em 1985 no prédio da Reitoria da Universidade como espaço aberto ao público para visitação. A Galeria teve vida breve, entretanto as exposições continuaram a existir sob organização do DEART, incrementando a coleção universitária por meio de doações de artistas. Em 1995 já reunia cerca de 90 obras. Nesse mesmo ano o Conselho do DEART forma a comissão Projeto Galeria para a concepção de um novo espaço de exposições. O Projeto Galeria de Arte Amílcar de Castro se desenvolveu em direção à constituição de um espaço museológico, concretizando-se no Museu Universitário de Arte, em 1996.

O edifício-sede do museu ocupa um prédio de interesse histórico que abrigava uma antiga fábrica de vasos de cerâmica antes de ser adquirido pela UFU. Instalado no bairro do Fundinho, o MUnA possui localização estratégica, situado em um corredor cultural de Uberlândia, ao lado de outros equipamentos congêneres, como a Biblioteca Municipal, a Casa da Cultura, a Oficina Cultural e a Uai Q Dança. O antigo imóvel foi adaptado para receber um programa museográfico composto por espaços expositivos (galeria central, mezanino e sala multimidia), reserva técnica para acondicionamento do acervo, sala de conservação e restauro, oficina para ação educativa, auditório com 60 lugares e salas administrativas.

Desde sua criação, o museu tem ampliado a coleção iniciada nos anos 1980, principalmente por meio de doações. Constituída em sua maioria por obras em papel, sendo grande parte produzidas a partir de 1960, contempla representatividade de importantes nomes da arte regional – a exemplo de Adélia Lima, Darli Oliveira, Dante Velloni, Geraldo Queiroz, Hélio Siqueira, Hélvio de Lima, Ido Finotti e João Virmondes – ao lado de artistas de expressão nacional e internacional – como Amílcar de Castro, Ana Reis, Cildo Meireles, Carlos Scliar, Cláudio Tozzi, Clóvis Graciano, Di Cavalcanti, Evandro Carlos Jardim, Fayga Ostrower, Felipe Góes, Julio Plaza, Louise Weiss, Luci City Ferreira, Maciej Babinsky, Marcelo Grassman, Marcelo Moschetta, Maria Bonomi, Nelson Leirner, Renina Katz e Shirley Paes Leme.

 

Missão

O Museu Universitário de Arte/MUnA tem como missão preservar, fomentar e valorizar a produção de artes visuais através da promoção de atividades de ensino, pesquisa e
extensão universitária; de ações de salvaguarda, ampliação e difusão de sua coleção; e de incentivo ao intercâmbio cultural e científico com instituições pares, buscando assim
estimular a formação de sujeitos críticos e o fortalecimento de relações dialógicas entre seus públicos e patrimônio, no enclave acadêmico e museológico.

 

Localização:

Praça Cícero Macedo, 309 - Fundinho, Uberlândia - MG, 38400-216
Funcionamento: Segunda à Sexta, das 8:30h às 17h.

 

Coordenação

E-mail: secretaria@muna.ufu.br

Telefone: (0xx34) 3231-9121 / 3231-7708

Coordenadora: Profa. Dra. Tatiana Sampaio Ferraz

Site: http://www.muna.ufu.br/