História do IARTE

O Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia IARTE é uma unidade acadêmica jovem dentro da UFU, criada pela resolução número 31/2010, do Conselho Universitário (CONSUN), em 17 de Dezembro de 2010, a partir do desmembramento da extinta Faculdade de Artes, Filosofia, e Ciências Sociais (FAFCS).

Embora sejamos uma unidade acadêmica jovem dentro da UFU, dentre os cursos que compõem o IARTE está o mais antigo curso superior da cidade de Uberlândia, o Curso Superior em Música criado em 1957, antes mesmo da existência da Universidade Federal de Uberlândia. O reconhecimento em 1967 dos cursos de Instrumentos Piano, Violino e Acordeão e de Canto, integrados ao Curso de Artes Plásticas formaram em 1968 a Faculdade de Artes que integrou a Universidade de Uberlândia, criada em 1969, com o Departamento de Artes (DEART) e o Departamento de Música (DEMUS) , no qual deu aulas o Maestro Camargo Guarnieri, um dos principais professores de composição no país. Em 1972, por ocasião da reforma do ensino no Brasil, os cursos de Artes formaram os cursos de Educação Artística, que pelo seu caráter polivalente, agregou professores e aulas de Artes Cênicas.

Em 1978 ocorreu o processo de federalização. Neste processo, as faculdades isoladas que compunham a Universidade de Uberlândia, deram lugar aos Centros de Ciências Humanas e Artes, Ciências Biomédicas e Ciências Exatas e Tecnológicas. Nos anos de 1980, a UFU passou a ser uma referência regional em excelência educacional e o Departamento de Artes passou a ocupar o bloco 1I no Campus Santa Mônica. Neste Departamento foi gestado em 1996 o curso de Arquitetura e Urbanismo, que se tornou unidade autônoma entre 1999 e 2000.

No segundo semestre de 1993, foi criada a Modalidade Artes Cênicas dentre os Cursos de Educação Artística pelo Departamento de Música (alterando, com isso, a nomenclatura DEMUS para DEMAC). A cerimônia de inauguração contou com a presença da atriz Maria della Costa, que fez parte da mesa. Em 1996 foi construído o Bloco 3M com um projeto próprio para as práticas artísticas.

Em 1998, inaugura-se o Museu Universitário de Artes - MUnA, órgão de extrema importância que tem procurado exercer um papel de extensão e interação relacionadas ao ensino e práticas em Poéticas Visuais e Arte-Educação.

A reforma universitária que aprovou em 1998 o novo Estatuto e, em 1999, o Regimento Geral da UFU alterou a organização e a dinâmica de funcionamento institucional. Nesta reforma os três Centros originaram Faculdades e Institutos, denominados de Unidades Acadêmicas, dentre elas a Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais – FAFCS, na qual os cursos de Artes se organizavam em Departamento de Artes Plásticas e Departamento de Música e Artes Cênicas. No Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), elaborado em 2003 e implantado a partir de 2009, foi criado o Curso de Dança, foi ampliado o Curso de Teatro para o turno da noite e expandido o número de instrumentos oferecidos como modalidades do Curso de Música, que tem hoje as modalidades canto, flauta doce, flauta transversal, percussão, piano, violão, violino, viola, saxofone, trombone e trompete. A expansão promovida pelo REUNI, junto a uma política nacional de gestão de pessoal publicada em 2007, ampliou de 43 professores efetivos em 2007 para 78 em 2016.

A pós-graduação no atual Instituto de Artes teve início ainda na década de oitenta com o curso de especialização em Folclore (1987). Seguiram-se os cursos de Especialização em Métodos e Técnicas de Pesquisa em Música (1992); Música e Indústria Cultural (1994); Ensino de Arte (1996 e 1998); Canto, Flauta Transversal, Piano e Violão (1997); Música do Século XX: Práticas Interpretativas – Canto e Violão, Educação Musical e Computação Sônica (2000) e Interpretação Teatral (2005). Em 1999, os cursos de Artes contavam com 07 doutores, seguindo uma meta de capacitação do corpo docente; em 2009 haviam 20 doutores em Artes na Universidade Federal de Uberlândia, que criaram o Programa de Pós Graduação em Artes, congregando os professores doutores dos Departamentos de Artes e Música e Artes Cênicas da FAFCS.

Hoje o Instituto de Artes é organizado nas Áreas de Dança, Música, Teatro e Artes Visuais e conta com 40 doutores e onze doutorandos, atuando em quatro Programas de Pós-Graduação, a saber, os três Mestrados Acadêmicos em Artes, Música e Artes Cênicas e o Mestrado Profissional em Artes.