Douglas de Paula

Doutor e mestre em Arte pela Universidade de Brasília/UnB, bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Uberlândia/UFU, onde atualmente é professor de mídias contemporâneas do curso de artes visuais, da pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação e líder do grupo de pesquisa "Vesmídia/ Vivência, Estética, Mìdia". Animações interativas, instalações luminicinéticas e vídeo compõem a maior parte de sua produção artística. Dentre trabalhos mais recentes, podem-se destacar os projetos de extensão e arte "Communi Ficta" e "Enventaria da Última Hora". Foi ainda coordenador do Museu Universitário de Arte/MUnA da UFU, de 2018 a 2020, onde esteve à frente dos setores de comunicação e de programação visual e informática, respectivamente até 2020 e 2024.
+ Site do grupo de pesquisa "VESMÍDIA/ Vivência, Estética, Mídia".
+ Instagram do grupo de pesquisa.
+ ÚLTIMOS ARTIGOS:
- O MUSEU E A EXTENSÃO ON-LINE: esforço interdisciplinar entre o acervo, a comunicação e o design para manter o museu em contato com seus públicos pelas mídias sociais durante a pandemia de Covid-19.
- “OS AFETOS DA IMAGEM”: relato de caso de exposição colaborativa no Museu Universitário de Arte da Universidade Federal de Uberlândia (MUnA, UFU).
- DIAGNOSES DA WEB: um projeto de identificação de experimentos com mídia informática on-line potencialmente estéticos.
- EXPOSIÇÕES ON-LINE: do cubo branco à janela de ébano por interfaces esteticamente engajadas.
+ TESE "A Memória da Luz: customizações e encontros com o espectador".
+ DISSERTAÇÃO "Poéticas de Realidade Virtual: contextos imaginários de interação".