Aberta a chamada de trabalhos para o 16º Encontro de Reflexões e Ações no Ensino de Arte

Mais informações pelo telefone 3231-3454 ou pelo e-mail artenaescola@proex.ufu.br

Segue em anexo arquivo de chamada de trabalhos para o 16º Encontro de Reflexões e Ações no Ensino de Arte - CULTURAS E HISTÓRIAS: identidades e impregnações

Falar de cultura e história é falar do que fazemos, vivemos, construímos, produzimos, festejamos, celebramos, em todos os tempos/espaços/lugares institucionais ou não. Assim, estão presente na escola e instituições sociais, espaços de diversidade sócio-histórico-cultural, na vida de todos nós. A Cultura compreendida como uma ação de muitos, de grupos com interesses afins. Fazemos culturas, construímos a história. Temos uma identidade individual e coletiva. O professor de Arte conhece, reconhece, discute a diversidade, as identidades e referências culturais, no sentido da convivência, da tolerância, do respeito, da produção artística. Conhecer e reconhecer as culturas, assimilá-las, se impregnar e construir a própria identidade cultural com suas referências, seus saberes de tradição, sua oralidade, suas histórias contadas, o fazer dos grupos de festa, de dança, de religiosidade.

O movimento antropofágico é sempre atual considerando culturas, pois sintetiza o conhecer, o conviver, o digerir e reelaborar para o contexto cultural no qual vive e produz cultura. Pela escola passam várias culturas e nos importa conhecer como a mesma lida com elas. Reproduz os conceitos de cultura e os modelos culturais estabelecidos pelos determinantes sociais, econômicos e políticos? Nós, professores, temos a dimensão que a cultura assume no que diz respeito à estrutura e organização da sociedade atual, mostrando a complexidade das relações entre educação e cultura.

Com o objetivo em construir um ensino de arte consistente e significativo para alunos e professores, assim, propomos: Para o 16º Encontro de Reflexões e Ações no Ensino de Arte a temática “CULTURAS E HISTÓRIAS: identidades e impregnações”.

Poderão se inscrever trabalhos para COMUNICAÇÕES nas seguintes categorias: Relato de Pesquisa (pesquisas em andamento ou já concluídas) Relato de Experiência (experiências de sala de aula já concluídas) Poster Em caso de relato com mais de um(a) autor(a), cada autor deve realizar e pagar a sua inscrição, referente ao trabalho inscrito, no entanto, o relato deverá ser enviado apenas pelo(a) primeiro(a) autor(a). Os relatos deverão ser enviados em um só arquivo contendo resumo e texto completo pelo site www.encontro.proex.ufu.br

Para inscrever um relato é necessário efetuar a inscrição e o pagamento da mesma (depósito em conta bancária informada no site), enviando o comprovante de pagamento da inscrição para o e- mail artenaescola@proex.ufu.br

Realização: Polo UFU - Rede Arte na Escola

Parceria: Instituto de Artes