
O curso "Educação Social e o fazer em Artes Visuais nos Espaços Educativos" tem carga horária de 12 horas e tem como objetivo explorar a intersecção entre práticas artísticas e educação, tensionando os espaços educativos e os processos que esses espaços agenciam.
A coordenação geral é do Prof. Geovanni lima, do Curso de Artes Visuais, do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia.
Pretende-se estabelecer um espaço formativo no qual seja estimulada a reflexão crítica das pessoas participantes, contribuindo diretamente para sua formação, bem como para a prática profissional que desempenham ou desejam desempenhar. Durante o curso, serão abordados temas inerentes à educação em arte, aos processos de criação artística, bem como metodologias de ensino que promovem a inclusão e a diversidade.
A formação é voltada para a comunidade em geral, especialmente para interessados e interessadas em processos educativos, professores e professoras, educadores e educadoras sociais com atuação em projetos sociais e/ou órgãos públicos, além de estudantes do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia.
Convidadas:
Profa. Dra. Adriana Rosely Magro
Pesquisadora em Educação, Arte, Análise do Discurso e Processos de Significação, associada ao Departamento de Linguagens, Cultura e Educação (DLCE/CE/UFES) e ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE/UFES). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com estágio doutoral em Semiótica da Cultura na L’Università Sapienza di Roma – ITÁLIA. Graduada em Artes Visuais e especialista em História e Teoria da Arte: Modernidade e Pós-Modernidade pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). É membra dos grupos de pesquisa GEPEL (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Linguagens/UFES), GPARTEEDU (Grupo de Pesquisa Arte na Educação, na Formação de Professores e no Currículo Escolar – USP/SP) e do CPS (Centro de Pesquisas Sóciossemióticas – PUC-SP e CNRS/FRANÇA). Tem experiência em pesquisa sobre práticas de ensino, análise do discurso verbal, visual, verbo-visual e sincrético, educação formal e não formal, e ensino de arte. Além disso, já atuou no terceiro setor, em diálogo com grupos sociais e movimentos organizados.
Profa. Ma. Suellem Cruz
Assistente social graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), doutoranda em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestra em Política Social pela UFES. Atua como assessora especial da Secretaria de Estado de Direitos Humanos do Espírito Santo e como gestora dos Centros de Referência da Juventude do Estado do Espírito Santo.
Profa. Thaís Souto Amorim
Neta de Dona Abadia, pesquisadora das relações entre território e afeto. Assistente social, mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Especialista em Gestão de Projetos Sociais, com atuação no campo das políticas públicas culturais, com ênfase na gestão de espaços culturais e em projetos e programas relacionados à dimensão cidadã da cultura no Brasil. Atualmente é Gerente de Territórios e Diversidade do Estado do Espírito Santo (SECULT/GOVES).
Serviço:
Educação Social e o fazer em Artes Visuais nos Espaços Educativos (Curso de Extensão com emissão de certificados de participação)
Inscrições: 07 de outubro a 30 de outubro de 2025 no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSetIICHFoy_6DzxEpO1x1TJPNj_pxCGg3bKWN6P3VLnsTqV9g/viewform?usp=header
Datas de realização:
31 de outubro de 2025, 19h
01 de novembro de 2025, 09h às 12h e 14h às 17h.
Local:
Museu Universitário de Arte - MUnA
Endereço: Pr. Cícero Macedo, 309 - Fundinho, Uberlândia - MG, 38400-216.